Jalapão 06 Dias – 18/05/2024

Programa de 05 Noites com Pensão Completa no Jalapão.

Solicite Cotação »
Compartilhe via:

INCLUÍDO NO PACOTE:

  • Passagem Aérea no trecho Rio de Janeiro / Palmas / Rio de Janeiro.
  • Transporte Aeroporto de Palmas / Hotel em Palmas / Aeroporto de Palmas.
  • Transporte do Hotel em Palmas / Jalapão / Hotel em Palmas
  • Hospedagem por 02 Diárias em Palmas (01 na chegada + 01 na saída) com café da manhã.
  • Hospedagem por 03 Diárias no Jalapão com Pensão completa.
  • Passeios em Palmas descritos no roteiro.
  • Seguro Viagem somente para brasileiros ou residentes no Brasil com idade limite de 69 Anos.
  • Tabela de preços calculadas em Tarifas Promocionais (Flutuantes), que serão reconfirmadas no ato da Confirmação da Reserva.

ROTEIRO:

Chegada em Palmas, capital planejada e a mais nova do Brasil. Recepção no aeroporto e *traslado para acomodação em Palmas no hotel. (28 km em asfalto) Pernoite em palmas.

OBS: Operação do Serviço em BASE REGULAR.

Nossos guias começam a buscar os pax nos hotéis partir das 6:30 horas, em seguida faremos um breve encontro, o breffing, será uma explanação de toda expedição para em seguida partir pra conhecer um dos lugares mais lindos do mundo.

Pedra FuradaUm lugar de tirar o fôlego!

Nossa primeira parada trata-se de uma formação rochosa composta de arenitos de cores variadas, esculpido pelo vários fatores da natureza, como o vento a chuva, que ao longo de milhares de anos tem sido moldada como se fosse pela mão divina, também é um criatório natural de várias espécies de pássaros como Maritacas, Araras Azuis e não para por aí, além de cenário de novela global e comerciais televisivos, cada dia vira palco de muita concorrência nos finais de tarde, por empresas que deixam a visitação para esse período, portanto optamos sempre por fazer a visitação ainda pela manhã, valorizando assim cada minuto para imagens inesquecíveis.

Mirante da Pedra Furada:

Os carros param bem pertinho da pedra, serão apenas 5 minutos de trilha pelo mato em areia fofa. E tem mais, uma grande passagem na rocha que parece um portal darão às boas vindas antes de subir na plataforma para ver um horizonte hipnotizante, uma das maiores riquezas naturais do Jalapão!

Almoço na Dona Minervina em Pindorama:

Uma Família que mora em um vale longe da Cidade, Dona Minervina e Seu Denizon criaram 11 filhos na Roça e a realidade deles mudou a partir da chagada do Turismo na Região, por conta da Lagoa do Japonês, que será a nossa próxima parada após um almoço delicioso! 

Lagoa do Japonês

Com águas cristalinas ora verde esmeralda outro momento azul turquesa de tirar o fôlego, são um convite para um banho refrescante, a gruta imperdível abriga uma caverna com belezas extraordinárias. A lagoa tem esse nome devido à descendência oriental de um antigo dono.

Por conta das rochas pontiagudas no fundo, é aconselhável o uso de calçados próprios para banho (tipo papete), assim evita o risco de machucar os pés. Ótimo lugar para máscara ou óculos de mergulho.

Jantar: Dona Luciene em Ponte Alta

Uma Sra. Que transformou sua casa em restaurante e hoje faz a diferença na culinária com um jantar bem diversificado, saboroso sempre com um sorriso cativante.

Fica sempre em aberto esse momento dependendo do horário de chegada na cidade, já faremos o jantar e em seguida pousada.

Check-in nas Pousadas parceiras

Todas as Pousada são nossas parceiras de longa data, equipadas com Ar condicionado, TV, Camas confortáveis e internet. Cafés da manhã servidos na própria pousada.

Café na pousada

Após o café sairemos para o segundo dia de experiências mágicas, seguiremos os próximos dias por uma estrada onde predomina o OFF ROAD TOTAL, 13 km saindo de Ponte Alta já chegaremos no primeiro atrativo.

Cânion Sussuapara

Esse lugar é paradinha estratégica para quem está entrando para o Jalapão, sempre causa uma grande surpresa essa visita, pela característica singular com água pingando e correndo na grande fenda entre as várias camadas de rochas que foram aberta ao longo de anos, sua trilha é de 150m por dentro do Cânion até chegarmos ao seu ápice, uma pequena cachoeira dentro da rocha, onde todos podem se refrescar, mesmo depois de ter passado por paredões de até 20 m de altura, brotando águas por lugares quem nem dar pra acreditar, a vegetação e raízes que saem como milagre no meio dos diferentes tipos de rochas que a água abriu com toda sua paciência cerrado a baixo.

Voltaremos ao OFF ROAD, agora sim RAIZ… Chegaremos no nosso Almoço típico na Comunidade quilombola (Rio Novo)

Dona Cleuza, teremos a oportunidade de degustar a nossa culinária inesquecível, Galinha Caipira, Pirão, farão parte dessas experiências, em locais bem rústicos, sempre buscamos fugir do fluxo de restaurantes indo em lugares mais familiares. Após almoço

Praia do Pixico

A beira do grande Rio Novo, lugar paradisíaco, um banho especial numa praia de rio.

Em seguida faremos mais uma parada para belas fotos e pedidos na…Árvore dos desejos

5 kms a frente estará uma das experiencias mais fantásticas da expedição!!!

Dunas

Paisagem Única, uma serra no coração do Jalapão, onde sua composição em arenito de cores diversas foi e está sendo esculpido pelo vento e pela chuva por anos e anos até chegar as formações inusitadas, que ficam lindas nas fotos e até parece que foram moldadas a mão, como se não bastasse tanta beleza da serra, todo seu entorno, cada metro revela uma beleza diferente, lagoas, veredas, pássaros, estradas de areia dourada forma um dos mais lindos cartões postais de nossas expedições, 360 graus de pura beleza formam as DUNAS DO JALAPÃO.

E, dá para acreditar que essa região do cerrado brasileiro já foi mar? Sim, de acordo com estudos realizados por pesquisadores esse território era ocupado por águas marinhas e, devido as mudanças atmosféricas e climáticas, o mar foi se afastando e deixando espaço para o atual cenário. Os mais antigos contam que o lugar por conta dos ventos fortes era chamado de VENTÂNIA e por conta de uma missa celebrada no alto das dunas em louvor ao DIVINO passaram a chamar o local de SERRA DO ESPÍRITO SANTO. 

Seguiremos por mais 28km e chegaremos em Mateiros indo direto pro nosso jantar e em seguida:

Check-in pousada dos Buritís.

Com uma área de lazer, piscina e barzinho para um banho relaxante e um bom descanso por hoje.

Para quem gosta, pode fazer o passeio opcional pra ver o nascer do sol no Morro do Jacurutú, normalmente na segunda ou terceira noite, pode ser feito esse opcional que precisamos sair as 4:30 horas da manhã para uma viagem de 10 km por estrada de terra que nos leva até o início da trilha. O céu do Jalapão no meio da escuridão sempre impressiona até mais que o nascer do sol, pois a atmosfera do local é sempre tão limpa que dar para ver milhares de estrelas e até nuvens cósmicas. Isso mesmo! Ficamos por um bom tempo contemplando o céu. A subida é uma caminhada de nível leve, voltamos a pousada e faremos o café com a turma que ficou. Café na pousada.

Sairemos após o Café para o dia de muito banho nas águas dos Fervedouros e Cachoeira:

Fervedouro do Jalapão é um fenômeno natural onde uma nascente se deu pela origem de um rio subterrâneo/lençol freático que jorra com muita pressão, todos eles estão localizados em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix.  Cada fervedouro tem uma capacidade específica para visitantes, sendo permitido nadar ao

mesmo tempo entre quatro e dez pessoas. (CAPACIDADE DE CARGA, DETERMINADA APÓS ESTUDOS TÉCNICOS).

Curiosidades dos Fervedouros

– Não afundam pois nas regiões dos fervedouros passam rios subterrâneos, que não têm para onde escoar, por isso, a água acaba subindo à superfície, com grande pressão, durante esse caminho ela encontra uma areia muito fina presente no solo. Mas isso não é nem o principal motivo pelo qual eles são tão impressionantes, em todos eles existem gases submersos nas águas, que, devido à uma grande pressão, provocam um fenômeno conhecido como ressurgência que impede que as pessoas afundem.

Fervedouro Salto

Fervedouro dos Buritis 

Ainda no Fervedouro dos Buritis teremos nosso Almoço no restaurante localizado no Fervedouro, Que é da Família do Sr°. Lino, dono de um dos mais lindos Fervedouros:

Boa parte do que consumido lá, é produzido lá mesmo, como, galinha o boi, a farinha, etc.

Campos de Capim Dourado

Capim Dourado, uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae,  existem em campos úmidos próximos a veredas em diversas regiões do Cerrado, por exemplo, além do Jalapão no Tocantins também estão presentes nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Na nossa região Jalapão, com a palha ou o talo são feitos artesanatos: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros. Sua característica principal é a cor que lembra o ouro. A principal localidade onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzidos em outras localidades da região do Jalapão. 

Comunidade quilombola (artesanatos, cultura local)

Compras opcionais em lojinhas de artesanato e souvenirs, faremos pelo menos 2 paradas ao longo de nossa expedição.

1º – Lojinha da Jane, uma mulher nativa que encontrou o sustento de sua família na confecção de artesanatos com o Capim Dourado, tem dado um novo rumo para os seus vizinhos, fazendo da sua lojinha uma espécie de cooperativa e vendendo a produção de todos no entorno da Comunidade Quilombola do Carrapato, tudo que produzem é vendido na Jane.

2º – A lojinha Sempre Viva, de uma Engenheira ambiental que veio para o Jalapão para trabalhar no PEJ (PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO), se apaixonou pela região e resolveu montar sua lojinha, e hoje já tem até um quiosque no maior shopping da região.

Cachoeira do Rio Formiga

Cachoeira do Formiga, fica a cerca de 30 quilômetros de Mateiros. O acesso é feito pela rodovia TO-110, que vai para São Félix do Tocantins. Todo o trecho não tem calçamento e, por isso, o uso das Pajero 4×4 com guia local licenciado pelo Naturatins.

nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcárea branca e fina. Seguiremos para mais outra cidade, agora São Félix. Jantar.

Check-in pousada, com piscina e barzinho sugestivo, para em seguida aproveitarmos o nosso jantar na própria pousada.

Café da manhã na pousada, após esse momento conheceremos uma praia, dessa vez no Rio Soninho.

Prainha do Alecrim

Saímos da Prainha direto pro BELA VISTA, um dos mais bonitos fervedouros, sendo assim nosso último Fervedouro.

Serra da Catedral

Nossa próxima parada, a contemplação de uma escultura natural no meio do nada, formação rochosa que remete a visão de uma CATEDRAL.

Seguimos rumo ao nosso último cartão postal onde faremos nosso almoço e em seguida nosso destino será Palmas. Parque/Poço Encantado.

Palmas

Com nossa previsão de chegada entre 17:00 e 20:00 horas, sendo assim sempre será necessário que os passageiros marquem seu voo de partida para o dia seguinte.

 

Manhã livre. Em horário determinado, transporte para o Aeroporto de Palmas para embarque ao Rio de Janeiro.

OBS: Operação do Serviço em BASE REGULAR.

OBSERVAÇÕES:

** PAGAMENTO: Em até 10 Vezes sem juros (01 + 09), sendo uma entrada de 25% + as taxas de embarque e o saldo em até 09 vezes, no cheque pré-datado ou no cartão de crédito (American Express, Visa e Mastercard).

** É permitida uma bagagem de até 23 Kg por pessoa.

** Embarque somente com documento original com foto.

** A ordem do dia dos Passeios poderá ser alterada sem prévio aviso.

** Os Valores podem sofrer reajustes sem prévio aviso.

** Tabela de Valores calculada em Tarifas Promocionais (Flutuantes), os Valores serão reconfirmados no ato da confirmação da reserva.

** A NEW IT OPERADORA, NÃO SE RESPONSABILIZA PELA DOCUMENTAÇÃO DO PASSAGEIRO.

Jalapão 06 Dias - 18/05/2024 (Latam)

Vídeo de Jalapão:

Não encontrou o que queria?
Fale com os especialistas NewIt!

Começar agora »

Enviar uma mensagem.
Posso Ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?